A. O EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO
A.1. A Câmera Digital;
A.1.1. Modelos e especificações;
A.1.2. Fotometria;
A.1.3. Balanço de brancos;
A.1.4. Foco;
A.1.5. Qualidade de arquivo digital; A.1.6. Sensibilidades ISO;
A.1.7. Velocidades de Obturador.
A.2. A Objetiva;
A.2.1. Modelos e especificações;
A.2.2. Distâncias Focais;
A.2.3. Profundidades de Campo;
A.2.4. Foco macro;
A.3. Iluminação;
A.3.1. Tipos de flashes e adequações;
A.3.2. Flash Circular e Gêmeos;
A.3.3. Configurações de flashes macro;
B. ACESSÓRIOS ODONTOLÓGICOS
B.1. Afastadores;
B.1.1. Tipos e aplicações;
B.2. Espelhos;
B.2.1. Tipos e aplicações;
B.3. Contrastes.
C. A FOTOGRAFIA ODONTOLÓGICA I
C.1. Visão da Face Completa;
C.1.1. Posicionamento e Enquadramento;
C.1.2. Ângulos e planos;
C.1.3. Visão de sorriso.
C.2. Visão da Face em Perfil;
C.2.1. Posicionamento e Enquadramento;
C.2.2. Ângulos e planos;
C.2.3. Perfil Três Quartos;
C.3. Visão Intra Oral;
C.3.1. Visão Anterior;
C.3.2. Visão Lateral;
C.3.3. Visão de Espelho;
C.3.4. Plano Oclusal e angulação;
C.3.5. Posicionamento e Enquadramento;
C.4. Fotografia de Modelos Protéticos;
C.5. Fotografia Artística;
C. PÓS PRODUÇÃO
C.1. Snapseed App;
C.1.1. Apresentação;
C.1.2. Ajustes Básicos;
C.1.3. Correções e Modificações;
O CURSO
Fotografia Odontológica é um curso que oferece uma proposta inovadora para o profissional da saúde que quer aperfeiçoar suas técnicas de análise no ambiente de trabalho, o relacionamento com seus pacientes e o marketing de seus consultórios e clínicas através de fotografias de qualidade.
APRENDA
Configurar o equipamento fotográfico e seus acessórios para fotografar dentro dos padrões clinicos para fins acadêmicos, comerciais e pessoais;
METODOLOGIA
Curso de imersão, com didática de alta performance envolvendo conceitos atuais de aprondizado com metodologia expositiva e prática com material on line de apoio.
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Camera fotográfica
Objetiva macro
Fash circular
PLANO DE CURSO
Por que é importante um aperfeiçoamento técnico em fotografia clínica para os profissionais da área da saúde?
A velocidade dos avanços da ciência e tecnologia nas últimas décadas é surpreendente rápida. E, neste âmbito de expansão técnico-científica, a Fotografia Digital tem ganhado força e destaque, pois apresenta significância multinível e representa a contemporaneidade das áreas que a utilizam como instrumento de trabalho. É dizer que, por exemplo, a pesquisa em saúde exige a produção fotográfica de qualidade para o sucesso de suas conclusões científicas ou que os profissionais e cientistas da área da saúde podem ter a fotografia digital com objeto de prévia análise e estudo para definir o melhor método de tratamento, assim como o acompanhamento das etapas do tratamento para, de forma comparativa, detectar as possíveis alterações de procedimentos e maior exatidão na constatação dos objetivos avaliados. Consequentemente, é possível criar um acervo de fotos comparativas de casos bem sucedidos que podem servir também como ferramenta de marketing. Outra razão importante é a obtenção de uma documentação legal, pois a fotografia estabelece uma prova irrefutável a ser usada dentro da esfera judicial e, por último, promover o auto-aprimoramento do profissional ao longo dos anos de experiência.
Qual o principal ensinamento que o curso deixa aos profissionais?
O curso objetiva capacitar os profissionais da área da saúde para o uso adequado do equipamento fotográfico e da fotografia como instrumento profissional no exercício das atividades onde estão inseridos, seja no âmbito profissional ou acadêmico, além de trazer os conceitos sobre os direitos básicos à imagem.
Este curso, em especial, é direcionado a qualquer profissional da área da saúde?
Sim. Porém, está aberto para todas as pessoas que trabalham diretamente com a Fotografia Clínica ou Fotografia Científica, independentemente de formação técnica ou profissional.
É necessário que o aluno tenha uma equipamento fotográfico avançado como ferramenta de trabalho?
Não. Atualmente, as câmeras fotográficas apresentam tecnologia bastante avançada para a produção de uma imagem de qualidade, mesmo que não seja de última geração. As técnicas de fotografia ensinadas durante o curso não dependem de um modelo de câmera fotográfica considerada profissional. No entanto, determinadas câmeras apresentam limitações quanto à qualidade da imagem produzida e alguns acessórios de iluminação não são compatíveis com determinados modelos. Mesmo assim, o aluno adquire conhecimento suficiente durante o curso para determinar, se necessário, qual o melhor modelo de equipamento a ser adquirido.
De que forma a edição de imagens é importante para estes profissionais?
Assim como qualquer filme do gênero documentário-científico tem que ser editado em sua pós-produção para correção de luz, enquadramento e cores para melhor apreciação, a fotografia — seja ela de qual tema for — sempre apresenta melhores resultados após a edição. O Curso de Edição Gráfica é voltado para a edição exclusiva de fotografias digitais. Apresenta os conceitos mais atuais de edição de imagem e objetiva ensinar o aluno a corrigir e melhorar a qualidade das imagens produzidas de forma a não alterar sua informação para que o resultado não induza a erros de diagnóstico. O Curso de Edição Gráfica aborda todas essas ferramentas de modificações e transformações para seu uso em imagens, quando necessário.
Após o curso, o que muda na rotina destes profissionais?
Na rotina profissional, o curso determina uma sofisticação diferenciada, pois o profissional que hoje melhor se prepara para o mercado detém as mais inovadoras técnicas de diagnóstico e oferece sempre os melhores serviços. É nesse ponto que a Fotografia Clínica faz a diferença. A Fotografia Clínica sai dos tradicionais centros de documentação e fica cada dia mais presente dentro dos consultórios. Essa ferramenta com certeza muda para melhor a rotina do profissional contemporâneo. Além disso, a fotografia aplicada à publicidade deixa de ser um serviço terceirizado e passa a ser desenvolvida diretamente pelos próprios profissionais envolvidos, fazendo do marketing por imagens uma ferramenta potencial ao mundo integralizado.